Tuesday, December 30, 2014

2014 ano cheio de conquistas


Esse ano foi recheado de conquistas para mim, só tenho agradecer a Deus por isso. 

Casamento, nascimento da nova filha e na ponta final transferência para Luanda. Que 2015 traga mais prosperidade para mim e para toda minha família. Obrigado jesus. Boas saídas e boas entradas pra todos vocês. 

Friday, December 26, 2014

Presente de Natal do Governo



Novos precos do combustivel
O governo angolano aproveitou a ressaca de natal para aumentar os preços dos derivados de petróleo. Após já ter registado a primeira subida a seis meses atrás, o preço do combustível voltou a subir 20%. 

Os angolanos acordaram ressacados e com os bolsos mais vazios. 

Tudo atoa 

Thursday, December 4, 2014

O processo de planeamento estratégico só fica então concluído, quando os gestores tomam uma decisão sobre qual a melhor estratégia a seguir. Desta forma, o processo de tomada de decisão é portanto fundamental.

As fases do processo de tomada de decisão são:
1. Identificação do problema: implica observar, categorizar e diagnosticar uma situação / um problema.
2. Desenvolvimento de alternativas: trata-se de gerar soluções alternativas, o que pode ser feito individualmente ou em grupo, nomeadamente recorrendo a técnicas de brainstorming.
3. Escolha da melhor alternativa: implica avaliar as diversas alternativas e escolher a que melhor dá resposta ao problema identificado. Os gestores devem assegurar que a alternativa escolhida tem qualidade, é reversível, é aceitável por todos (embora não tenha de ser a alternativa preferida de todos os envolvidos no processo), é ética, é compatível com a tecnologia disponível e tem custos razoáveis.
4. Implementação da melhor alternativa: trata-se de passar à ação.
5. Feedback: nenhuma tomada de decisão fica verdadeiramente concluída sem que existam mecanismos de monitorização da alternativa que foi implementada, o que evidencia o carácter contínuo do processo de tomada de decisões. 

Tuesday, December 2, 2014

Chuva de hoje: Luanda




Hoje caiu uma forte enchurrada sobre a cidade capital, e como sempre a nossa cidade não consegue efectuar o escoamento da água rapidamente. Veja alguns estrago causado pelas chuvas hoje.



Digam-me o que entendem por Gestão das Organizações e qual sua importância para a Segurança e Saúde no Trabalho?

Gestão das organizações é um processo que permite alcançar as metas de uma empresa fazendo uso do trabalho com e por meio de pessoas e de outros recursos da empresa. A gestão das empresas obedece a um determinado processo, que consiste em:
  • ·         Planificar
  • ·         Organizar
  • ·         Dirigir e
  • ·         Controlar


Uma gestão eficaz defende a saúde, a segurança e o bem-estar dos trabalhadores reduzindo os riscos e aumentando a proteção contra lesões ou doenças resultantes da atividade profissional. uma boa liderança pode ter consequências muito positivas para as organizações, nomeadamente as seguintes:

  • ·         Melhoria da reputação da empresa;
  • ·         Fidelização acrescida de clientes e subcontratantes;
  • ·         Melhoria do ânimo dos trabalhadores;
  • ·         Maior capacidade de atração dos melhores trabalhadores (empregador de eleição);
  • ·         Capacidade para ganhar novos contratos;
  • ·         Aumento da produtividade e da eficiência operacional

Digam-me qual a importância dos Indicadores de desempenho (produtividade, competitividade, qualidade, custos de produção) para as Organizações.

Indicadores são definidos como sendo dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados.

Além de sinalizar possíveis desvios de rota nos planos traçados, os indicadores podem, ainda, ter caráter preventivo, contribuindo para a redução de gastos e para melhoria na eficiência dos processos de trabalho.


Assim, pode-se afirmar que indicadores de desempenho são vitais às organizações porque atuam como instrumentos de planejamento e gerenciamento, apresentando medidas de gestão de processos e resultados, norteando em uma ótica maior, a realização da missão institucional. Daí a sua importância e necessidade de implementação na rotina diária das organizações.