Friday, June 7, 2013

Higiene e Segurança: EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL (EPI)






 Um equipamento de protecção individual deve ser:
- Eficaz (adequado aos riscos a proteger);
- Robusto;
- Prático;
- Cómodo;
- De fácil limpeza e conservação.

Todo o EPI é de uso pessoal pelo que na realização de qualquer trabalho deva estar à disposição dos trabalhadores, o equipamento mais adequado para o trabalho a efectuar.

Protecção da Cabeça: A protecção da cabeça obtém-se mediante uso de capacete de protecção, o qual deve apresentar elevada resistência ao impacto e à penetração.

Capacete
Protecção dos Olhos e do Rosto: os olhos e rostos protegem-se usando óculos e viseiras.


Protecção das Vias Respiratórias: A protecção das vias respiratórias é feita através dos chamados dispositivos de protecção respiratória - aparelhos filtrantes(máscaras).

Protecção Auditiva: Há fundamentalmente, dois tipos de protectores de ouvidos: os auriculares (ou tampões) e os auscultadores (ou protectores de tipo abafador).

Proteccao do Tronco: O tronco e protegido atraves do vestuario, que pode ser confeccionado em diferentes tecidos.
Protecção dos Pés e dos Membros Inferiores: Quando há possibilidade de queda de materiais, deverão ser usados sapatos ou botas revestidos interiormente com biqueiras de aço, eventualmente com reforço no artelho e no peito do pé.

Botas

Protecção das Mãos e dos Membros Superiores: Os ferimentos nas mãos constituem o tipo de lesão mais frequente que ocorre na indústria. Daí a necessidade da sua proteção. As luvas são usadas para proteger as mãos.

Luvas

No comments: