Thursday, November 12, 2015

Parabéns minha Angola

PARABÉNS, 

Hoje 11 de Novembro de 2015, completamos 40 anos desde a conquista da nossa Independência do regime colonial português.

Apesar de termos muitíssimos problemas, cujas resoluções parecem estarem distantes do nosso alcance, é nosso aniversário, é mais um ano para ganharmos juízo, redefinirmos as estratégias, afinarmos os objectivos e energias porque "A luta continua e a vitória é certa".

Há 40 anos atrás, os nossos kotas Álvaro Holden Roberto, António Agostinho Neto e Jonas Malheiro Savimbi lideraram a luta para a nossa Independência, e hoje cabe à nós a luta pela liberdade, justiça e emancipação econômica do nosso povo.

Infelizmente, recaiu à nós a responsabilidade da implementação e solidificação de um Estado Democrático e de Direito. 

Sendo jovens Angolanos, lamentavelmente carecemos de figuras governativas exemplares, porque os que nos libertaram do colono português, ainda apegam-se ao poder e negam consolidar as instituições do País e a concretização de uma passagem de testemunho, resultando na actual luta transacional de gerações. 

Em consequência da prepotência de cidadãos Angolanos, especialmente o presidente José Eduardo dos Santos, que tem apetência ditatorial, estamos a comemorar 40 anos de Independência, com as cadeias de Angola cheios de presos políticos, como os 15 revús em Luanda, o José Mavungo em Cabinda, o Kalupeteka no Huambo, e tantos outros.

Estamos a arrancar o testemunho desta caduca geração de José Eduardo dos Santos e espero que antes de completarmos 41 anos de Independência, nós, os Angolanos, possamos nos despedir do ditador e dizer que "em Angola, jamais deve um presidente governar por mais de 10 anos". 

Realmente, temos poucos motivos para celebrar esse aniversário diante das consequências da doentia desgovernação de José Eduardo dos Santos e do MPLA, que neste momento mergulhou-nos numa crise econômica e financeira, no desemprego, no medo e na falta de liberdade de expressão.

Mesmo assim, em honra à luta de libertação nacional, eu desejo feliz aniversário a Mãe Angola e exijo a liberdade incondicional dos presos políticos.

#LiberdadeJá

No comments: