Thursday, December 4, 2014

O processo de planeamento estratégico só fica então concluído, quando os gestores tomam uma decisão sobre qual a melhor estratégia a seguir. Desta forma, o processo de tomada de decisão é portanto fundamental.

As fases do processo de tomada de decisão são:
1. Identificação do problema: implica observar, categorizar e diagnosticar uma situação / um problema.
2. Desenvolvimento de alternativas: trata-se de gerar soluções alternativas, o que pode ser feito individualmente ou em grupo, nomeadamente recorrendo a técnicas de brainstorming.
3. Escolha da melhor alternativa: implica avaliar as diversas alternativas e escolher a que melhor dá resposta ao problema identificado. Os gestores devem assegurar que a alternativa escolhida tem qualidade, é reversível, é aceitável por todos (embora não tenha de ser a alternativa preferida de todos os envolvidos no processo), é ética, é compatível com a tecnologia disponível e tem custos razoáveis.
4. Implementação da melhor alternativa: trata-se de passar à ação.
5. Feedback: nenhuma tomada de decisão fica verdadeiramente concluída sem que existam mecanismos de monitorização da alternativa que foi implementada, o que evidencia o carácter contínuo do processo de tomada de decisões. 

No comments: