Tuesday, March 6, 2018

Chuva Continua a Causar Estragos em Luanda

São Pedro como é conhecido como sendo o santo das chuvas, tem derramado bastante água na cidade de Luanda. Nas ultimas semanas, a cidade capital registou chuvas fortes e como é de habito a população voltou a sofrer com os danos da chuva.

inundação



As chuvas apesarem de trazerem bastante benefícios nas sociedades modernas, como o de irrigação dos jardins e campos agrícolas, na capital de Angola esse fenómeno natural so traz sofrimento. A cidade de Luanda apresenta bastante dificuldade no escoamento das aguas pluviais, a inexistência de uma rede de drenagem e acumulo de lixo nas valas de drenagem são apontadas como as principais razão do martírio dos citadinos de Luanda. Foram registados até aqui 9 mortes na capital resultante de chuva, será que tem que morrer mais angolanos para o governo fazer alguma coisa? Só Deus na causa

Vala de Drenagem em Viana

Sunday, March 4, 2018

Nomes Angolanos em UMBUNDU



CASANDI - Deriva de “okusandjilia”, procurar. Significa não procurar. Sentido: tudo o que querer vem ter com ele, não precisa de procurar.
CHACOCO - Deriva de “tcha kwokwo”, que quer dizer por ele mesmo, de suas mãos. Sentido: batalhador, lutador, aquele que alcança os seus objectivos lutando por eles.
CAVITA - Deriva de “ovita”, que quer dizer problema. Significa de problema, problemático. Será o nome que se dá àquele que nasce quando há conflito entre os seus progenitores?
CHICA (TCHIKA) - Aquele que se habitua ou se adapta com facilidade.
EPALANGA - Deriva de “epalanga liange”. Significa meu amigo e companheiro.
ELAVOKO - Significa esperança, por ter nascido na véspera do Natal ou porque antes do seu nascimento faleceram muitos outros filhos do mesmo casal.
EKUMBI - Sol.
HOSSI - Deriva de “ohosi”, leão. Nome próprio do gémeo que nasce em segundo lugar, quando forem todos do sexo masculino.
HANDANGA - Significa reinar no lugar da mulher. Quando um rei ou soba morresse sem sobrinho nem filho e tivesse apenas como herdeiro uma filha casada, sucedia-lhe esta e esta, por sua vez, declinava a responsabilidade ao seu marido.
KASOMA - Deriva de “osoma, osoma itito”. Nome dado ao chefe de uma aldeia ou ao parente de “osoma”.
KAPIÑGALA - Herdeiro, substituto, sucessor.
KASINDA - Nome próprio de quem nasce logo depois de gémeos, independentemente do seu sexo.
KAPUKA - Deriva de “okapuka”. Nome de uma planta antídoto de veneno. Sentido: curador, salvador.
KAVINOQUEKA - Significa nada me cinge.
KALUNGA - Mar.
KAHOSI - Deriva de “ohosi”, leão mais o prefixo “ka”, que serve de diminutivo ou partícula negativa. Sentido: leão pequeno ou pequeno leão.
KALEYI - Substituto ou representante do “osoma”.
KALITANGI - Deriva de “walitanga ohopa”. Nome dado a uma criança, sem distinção de sexo, quando traz o umbigo enrolado ao corpo.
KALUMBU - Deriva da palavra “elumbu”, que quer dizer surpresa. Dá-se este nome à criança quando a mãe concebeu num período irregular do ciclo menstrual, isto é, nos primeiros meses posteriores ao parto, enquanto ainda amamenta. Sem contar com o ciclo menstrual, apercebe-se que está de novo grávida.
KANDIMBA - Deriva de “ondimba”, coelho. Este nome é símbolo de esperteza e astúcia.
KANGUYA - Deriva de “onguya”, agulha mais o prefixo “ka”. Significa pequena agulha.
KAPITANGO - Deriva de “kapiti etango”, aquele que não passa em vão. Sentido: anunciador, núncio. É também o nome de um cogumelo comestível depois de seco e cozido.
KASOVA - Deriva do verbo “okusoveka”, alternar. Normalmente dá-se este nome à criança que nasce depois de dois, três ou mais de sexo oposto ao seu.
KATANYA - Nome que se dá à criança que ficou órfão de pai antes da sua nascença.
KULEMBE - Deriva de “okulembeleka”, consolar. Significa consolação após uma longa espera; finalmente nasce aquele que vem trazer o consolo, a alegria na família.
KUSUMWA - Deriva de “esumwo”, desgraça. Nome dado ao filho que nasce depois de dois ou três ou mais anos depois do casamento ou ainda pode se dar à criança que encontra algum desentendimento entre os pais.
KANGANDJO - Deriva de “ngandjo”, cubata. Será por ter nascido numa cubata?
KUMOLA - Aquele que prevê, vidente.
KATCHIKUKUVANDA - Não sabe onde vai, indeciso, sem norte.
LUVINDA - Amarrador, trançador. É também o nome da armadilha que se faz entrançando o capim.
LUSATI - Deriva de “olusati”, resto de um milheiro cortado em crescimento e sem possibilidade de crescer nem de morrer. Nome dado à criança que nasce sem ter encontrado o seu pai, por pré-morte deste ou ainda àquela criança que, alem d perder o pai, venha também a perder a mãe logo o parto.
MOKO - Deriva de “omoko”, faca.
MUHONGO - Nome que é atribuído à criança que, independentemente do sexo, nasce para alem do período considerado normal para uma gravidez, que pode alcançar 14 ou 15 meses. Por isso mesmo, o seu nascimento constitui uma surpresa até ao dia do parto.
MULUNGO - Deriva de “omulungu”, órfão de pai e mãe logo à nascença.
MUNGA - Celestial, anjo, justiceiro, testemunha.
NGEVE - Deriva de “ongeve”, hipopótamo. Nome atribuído ao gémeo que nasce em segundo lugar, quando for do sexo feminino.
NJAMBA - Deriva de “onjamba”, elefante. Nome dado ao primeiro filho que nasce de um parto de gémeos, indistintamente do sexo.
NGONGO - Deriva de “ongongo”, farol. Significa orientador.
NAMBUNDI - Deriva de “ombundi”, nome de um arbusto das savanas cujas raízes servem para fazer fermentar a “otchisangwa” (bebida tradicional feita de farinha de milho). Será por negociar o “ombundi”?
NDAVOKA - Deriva do verbo “okulavoka”, esperar. Significa esperado.
NANGOMBE - Deriva de “ongombe”, boi mais o prefixo “na”, mãe de. Literalmente, traduz-se em “mãe do boi”. Sentido: nome que se atribui ao proprietário de um certo número de cabeças de gado, como símbolo da sua riqueza.
NATULA - Nome comum para as mulheres ousadas, autoritárias e matronas.
NATUMBU - Deriva de “utumbu”, farelo. Será por fabricar aguardente à base de farelo?
NAVIMBI - Deriva de “otchivimbi”, morto e do prefixo “na”, mãe de. Será que é o nome atribuído à mulher cujos filhos nascem mortos ou não sobrevivem por muito tempo?
NAVITA - Deriva de “ovita”, guerra mais o prefixo “na”, mãe de. Será porque a sua presença a fonte de conflitos na comunidade?
NDALA - Deriva de “ondala”, espécie de víbora. Nome de uma cobra voadora das montanhas, que ataca mortalmente os homens e animais a partir da cabeça. Sentido: nome utilizado como alcunha por chefes, com o objectivo de destacar a sua acção.
NDUMBU - Deriva de “ondumbu”, leão. Sentido: baluarte, protector.
NGONGA - Deriva de “ongonga”, falcão.
NASSOMA - Rainha.
OTCHALY - presente, de graça PAKISI - Nome que se dá a uma criança que nasce órfão de pai e depois, a mãe, sem meios para a sustentar, abandona-a e ela é recolhida por alguém que a encontre.
SONEHÃ - Deriva do verbo “okusonehã”, escrever.
SASONDE - Nasceu no momento em que há problemas entre o casal.
SINJEKUMBI - Aquele que espera pelo nascer do sol.
SAMAHINA - Deriva de “omahini”, leite azedo. Será que é o nome que se dá à criança porque a mãe durante a gravidez se alimentou a base de leite azedo?
SANDAMBONGO - Nome que se dá à criança que teria nascido numa altura em que o pai se encontrava em viagem de negócio ou preocupado em conseguir algum dinheiro para uma necessidade pontual.
SAPALO - Nome que se dá às crianças que nascem no Sábado.
SAVIMBI - Deriva de “otchivimbi”, morto mais o prefixo “sa”, pai de.
TCHIKUKUMA - Deriva de “tchikukuma tchitulatula”, pessoa que facilmente se irrita e com a mesma facilidade recupera o humor.
TCHILEPUE- Cauteloso, lento, vagaroso.
TCHOPELONGA - Tradução literal, do prato. Sentido: só faz o que lhe diz respeito.
TCHILOMBO - Nome que se dá à criança cuja mãe concebeu sem ser iniciada e deu à luz quando ainda se encontrava na iniciação. Dá-se também este nome quando alguém nasce num acampamento “otchilombo”: de guerra, de caça, de comércio, etc; sedentária.
TCHIMUKU - Deriva de “omuku”, rato. Tchimuku refere-se a um grande rato (ratazana).
TCHIPENDA - Deriva do verbo “okupenda”, abrir caminho. Sentido: timoneiro, líder, condutor.
TCHIPILIKA - Deriva do verbo “okupilika”, insistir. Sentido: perseverante, teimoso.
TCHITEKULO - Benfeitor. Pessoa bondosa e prestável.
TCHISSOLENE- AmorTCHITULA - Nos tempos em que os povos eram nómadas, não lhes era possível construir casas com carácter definitivo. Construíam, sim, cubatas de capim, porque a qualquer momento teriam de se deslocar para outra localidade. Quando se fixassem numa nova zona, a primeira criança que ali se nascesse, naquelas condições provisórias e precárias, lhe era atribuído o nome de Tchitula.
TCHITWE - Deriva do prefixo “tchi”, partícula aumentativa (grande) mais a palavra “utwe”, cabeça. Literalmente traduz-se cabeça grande. Por alegoria significa chefe, timoneiro, homem de vasta cultura.
TCHIVINDA - Deriva de “otchivinda”, ferreiro.
VITI - Árvore, pau.
VITULO - Sorteado.
WELEMA - Deriva de “owelema”, escuridão. Será que se atribui este nome por a criança ter nascido de noite?

CASANDI - Deriva de “okusandjilia”, procurar. Significa não procurar. Sentido: tudo o que querer vem ter com ele, não precisa de procurar.
CHACOCO - Deriva de “tcha kwokwo”, que quer dizer por ele mesmo, de suas mãos. Sentido: batalhador, lutador, aquele que alcança os seus objectivos lutando por eles.
CAVITA - Deriva de “ovita”, que quer dizer problema. Significa de problema, problemático. Será o nome que se dá àquele que nasce quando há conflito entre os seus progenitores?
CHICA (TCHIKA) - Aquele que se habitua ou se adapta com facilidade.
EPALANGA - Deriva de “epalanga liange”. Significa meu amigo e companheiro.
ELAVOKO - Significa esperança, por ter nascido na véspera do Natal ou porque antes do seu nascimento faleceram muitos outros filhos do mesmo casal.
EKUMBI - Sol.
HOSSI - Deriva de “ohosi”, leão. Nome próprio do gémeo que nasce em segundo lugar, quando forem todos do sexo masculino.
HANDANGA - Significa reinar no lugar da mulher. Quando um rei ou soba morresse sem sobrinho nem filho e tivesse apenas como herdeiro uma filha casada, sucedia-lhe esta e esta, por sua vez, declinava a responsabilidade ao seu marido.
KASOMA - Deriva de “osoma, osoma itito”. Nome dado ao chefe de uma aldeia ou ao parente de “osoma”.
KAPIÑGALA - Herdeiro, substituto, sucessor.
KASINDA - Nome próprio de quem nasce logo depois de gémeos, independentemente do seu sexo.
KAPUKA - Deriva de “okapuka”. Nome de uma planta antídoto de veneno. Sentido: curador, salvador.
KAVINOQUEKA - Significa nada me cinge.
KALUNGA - Mar.
KAHOSI - Deriva de “ohosi”, leão mais o prefixo “ka”, que serve de diminutivo ou partícula negativa. Sentido: leão pequeno ou pequeno leão.
KALEYI - Substituto ou representante do “osoma”.
KALITANGI - Deriva de “walitanga ohopa”. Nome dado a uma criança, sem distinção de sexo, quando traz o umbigo enrolado ao corpo.
KALUMBU - Deriva da palavra “elumbu”, que quer dizer surpresa. Dá-se este nome à criança quando a mãe concebeu num período irregular do ciclo menstrual, isto é, nos primeiros meses posteriores ao parto, enquanto ainda amamenta. Sem contar com o ciclo menstrual, apercebe-se que está de novo grávida.
KANDIMBA - Deriva de “ondimba”, coelho. Este nome é símbolo de esperteza e astúcia.
KANGUYA - Deriva de “onguya”, agulha mais o prefixo “ka”. Significa pequena agulha.
KAPITANGO - Deriva de “kapiti etango”, aquele que não passa em vão. Sentido: anunciador, núncio. É também o nome de um cogumelo comestível depois de seco e cozido.
KASOVA - Deriva do verbo “okusoveka”, alternar. Normalmente dá-se este nome à criança que nasce depois de dois, três ou mais de sexo oposto ao seu.
KATANYA - Nome que se dá à criança que ficou órfão de pai antes da sua nascença.
KULEMBE - Deriva de “okulembeleka”, consolar. Significa consolação após uma longa espera; finalmente nasce aquele que vem trazer o consolo, a alegria na família.
KUSUMWA - Deriva de “esumwo”, desgraça. Nome dado ao filho que nasce depois de dois ou três ou mais anos depois do casamento ou ainda pode se dar à criança que encontra algum desentendimento entre os pais.
KANGANDJO - Deriva de “ngandjo”, cubata. Será por ter nascido numa cubata?
KUMOLA - Aquele que prevê, vidente.
KATCHIKUKUVANDA - Não sabe onde vai, indeciso, sem norte.
LUVINDA - Amarrador, trançador. É também o nome da armadilha que se faz entrançando o capim.
LUSATI - Deriva de “olusati”, resto de um milheiro cortado em crescimento e sem possibilidade de crescer nem de morrer. Nome dado à criança que nasce sem ter encontrado o seu pai, por pré-morte deste ou ainda àquela criança que, alem d perder o pai, venha também a perder a mãe logo o parto.
MOKO - Deriva de “omoko”, faca.
MUHONGO - Nome que é atribuído à criança que, independentemente do sexo, nasce para alem do período considerado normal para uma gravidez, que pode alcançar 14 ou 15 meses. Por isso mesmo, o seu nascimento constitui uma surpresa até ao dia do parto.
MULUNGO - Deriva de “omulungu”, órfão de pai e mãe logo à nascença.
MUNGA - Celestial, anjo, justiceiro, testemunha.
NGEVE - Deriva de “ongeve”, hipopótamo. Nome atribuído ao gémeo que nasce em segundo lugar, quando for do sexo feminino.
NJAMBA - Deriva de “onjamba”, elefante. Nome dado ao primeiro filho que nasce de um parto de gémeos, indistintamente do sexo.
NGONGO - Deriva de “ongongo”, farol. Significa orientador.
NAMBUNDI - Deriva de “ombundi”, nome de um arbusto das savanas cujas raízes servem para fazer fermentar a “otchisangwa” (bebida tradicional feita de farinha de milho). Será por negociar o “ombundi”?
NDAVOKA - Deriva do verbo “okulavoka”, esperar. Significa esperado.
NANGOMBE - Deriva de “ongombe”, boi mais o prefixo “na”, mãe de. Literalmente, traduz-se em “mãe do boi”. Sentido: nome que se atribui ao proprietário de um certo número de cabeças de gado, como símbolo da sua riqueza.
NATULA - Nome comum para as mulheres ousadas, autoritárias e matronas.
NATUMBU - Deriva de “utumbu”, farelo. Será por fabricar aguardente à base de farelo?
NAVIMBI - Deriva de “otchivimbi”, morto e do prefixo “na”, mãe de. Será que é o nome atribuído à mulher cujos filhos nascem mortos ou não sobrevivem por muito tempo?
NAVITA - Deriva de “ovita”, guerra mais o prefixo “na”, mãe de. Será porque a sua presença a fonte de conflitos na comunidade?
NDALA - Deriva de “ondala”, espécie de víbora. Nome de uma cobra voadora das montanhas, que ataca mortalmente os homens e animais a partir da cabeça. Sentido: nome utilizado como alcunha por chefes, com o objectivo de destacar a sua acção.
NDUMBU - Deriva de “ondumbu”, leão. Sentido: baluarte, protector.
NGONGA - Deriva de “ongonga”, falcão.
NASSOMA - Rainha.
OTCHALY - presente, de graça PAKISI - Nome que se dá a uma criança que nasce órfão de pai e depois, a mãe, sem meios para a sustentar, abandona-a e ela é recolhida por alguém que a encontre.
SONEHÃ - Deriva do verbo “okusonehã”, escrever.
SASONDE - Nasceu no momento em que há problemas entre o casal.
SINJEKUMBI - Aquele que espera pelo nascer do sol.
SAMAHINA - Deriva de “omahini”, leite azedo. Será que é o nome que se dá à criança porque a mãe durante a gravidez se alimentou a base de leite azedo?
SANDAMBONGO - Nome que se dá à criança que teria nascido numa altura em que o pai se encontrava em viagem de negócio ou preocupado em conseguir algum dinheiro para uma necessidade pontual.
SAPALO - Nome que se dá às crianças que nascem no Sábado.
SAVIMBI - Deriva de “otchivimbi”, morto mais o prefixo “sa”, pai de.
TCHIKUKUMA - Deriva de “tchikukuma tchitulatula”, pessoa que facilmente se irrita e com a mesma facilidade recupera o humor.
TCHILEPUE- Cauteloso, lento, vagaroso.
TCHOPELONGA - Tradução literal, do prato. Sentido: só faz o que lhe diz respeito.
TCHILOMBO - Nome que se dá à criança cuja mãe concebeu sem ser iniciada e deu à luz quando ainda se encontrava na iniciação. Dá-se também este nome quando alguém nasce num acampamento “otchilombo”: de guerra, de caça, de comércio, etc; sedentária.
TCHIMUKU - Deriva de “omuku”, rato. Tchimuku refere-se a um grande rato (ratazana).
TCHIPENDA - Deriva do verbo “okupenda”, abrir caminho. Sentido: timoneiro, líder, condutor.
TCHIPILIKA - Deriva do verbo “okupilika”, insistir. Sentido: perseverante, teimoso.
TCHITEKULO - Benfeitor. Pessoa bondosa e prestável.
TCHISSOLENE- AmorTCHITULA - Nos tempos em que os povos eram nómadas, não lhes era possível construir casas com carácter definitivo. Construíam, sim, cubatas de capim, porque a qualquer momento teriam de se deslocar para outra localidade. Quando se fixassem numa nova zona, a primeira criança que ali se nascesse, naquelas condições provisórias e precárias, lhe era atribuído o nome de Tchitula.
TCHITWE - Deriva do prefixo “tchi”, partícula aumentativa (grande) mais a palavra “utwe”, cabeça. Literalmente traduz-se cabeça grande. Por alegoria significa chefe, timoneiro, homem de vasta cultura.
TCHIVINDA - Deriva de “otchivinda”, ferreiro.
VITI - Árvore, pau.
VITULO - Sorteado.
WELEMA - Deriva de “owelema”, escuridão. Será que se atribui este nome por a criança ter nascido de noite?

CASANDI - Deriva de “okusandjilia”, procurar. Significa não procurar. Sentido: tudo o que querer vem ter com ele, não precisa de procurar.
CHACOCO - Deriva de “tcha kwokwo”, que quer dizer por ele mesmo, de suas mãos. Sentido: batalhador, lutador, aquele que alcança os seus objectivos lutando por eles.
CAVITA - Deriva de “ovita”, que quer dizer problema. Significa de problema, problemático. Será o nome que se dá àquele que nasce quando há conflito entre os seus progenitores?
CHICA (TCHIKA) - Aquele que se habitua ou se adapta com facilidade.
EPALANGA - Deriva de “epalanga liange”. Significa meu amigo e companheiro.
ELAVOKO - Significa esperança, por ter nascido na véspera do Natal ou porque antes do seu nascimento faleceram muitos outros filhos do mesmo casal.
EKUMBI - Sol.
HOSSI - Deriva de “ohosi”, leão. Nome próprio do gémeo que nasce em segundo lugar, quando forem todos do sexo masculino.
HANDANGA - Significa reinar no lugar da mulher. Quando um rei ou soba morresse sem sobrinho nem filho e tivesse apenas como herdeiro uma filha casada, sucedia-lhe esta e esta, por sua vez, declinava a responsabilidade ao seu marido.
KASOMA - Deriva de “osoma, osoma itito”. Nome dado ao chefe de uma aldeia ou ao parente de “osoma”.
KAPIÑGALA - Herdeiro, substituto, sucessor.
KASINDA - Nome próprio de quem nasce logo depois de gémeos, independentemente do seu sexo.
KAPUKA - Deriva de “okapuka”. Nome de uma planta antídoto de veneno. Sentido: curador, salvador.
KAVINOQUEKA - Significa nada me cinge.
KALUNGA - Mar.
KAHOSI - Deriva de “ohosi”, leão mais o prefixo “ka”, que serve de diminutivo ou partícula negativa. Sentido: leão pequeno ou pequeno leão.
KALEYI - Substituto ou representante do “osoma”.
KALITANGI - Deriva de “walitanga ohopa”. Nome dado a uma criança, sem distinção de sexo, quando traz o umbigo enrolado ao corpo.
KALUMBU - Deriva da palavra “elumbu”, que quer dizer surpresa. Dá-se este nome à criança quando a mãe concebeu num período irregular do ciclo menstrual, isto é, nos primeiros meses posteriores ao parto, enquanto ainda amamenta. Sem contar com o ciclo menstrual, apercebe-se que está de novo grávida.
KANDIMBA - Deriva de “ondimba”, coelho. Este nome é símbolo de esperteza e astúcia.
KANGUYA - Deriva de “onguya”, agulha mais o prefixo “ka”. Significa pequena agulha.
KAPITANGO - Deriva de “kapiti etango”, aquele que não passa em vão. Sentido: anunciador, núncio. É também o nome de um cogumelo comestível depois de seco e cozido.
KASOVA - Deriva do verbo “okusoveka”, alternar. Normalmente dá-se este nome à criança que nasce depois de dois, três ou mais de sexo oposto ao seu.
KATANYA - Nome que se dá à criança que ficou órfão de pai antes da sua nascença.
KULEMBE - Deriva de “okulembeleka”, consolar. Significa consolação após uma longa espera; finalmente nasce aquele que vem trazer o consolo, a alegria na família.
KUSUMWA - Deriva de “esumwo”, desgraça. Nome dado ao filho que nasce depois de dois ou três ou mais anos depois do casamento ou ainda pode se dar à criança que encontra algum desentendimento entre os pais.
KANGANDJO - Deriva de “ngandjo”, cubata. Será por ter nascido numa cubata?
KUMOLA - Aquele que prevê, vidente.
KATCHIKUKUVANDA - Não sabe onde vai, indeciso, sem norte.
LUVINDA - Amarrador, trançador. É também o nome da armadilha que se faz entrançando o capim.
LUSATI - Deriva de “olusati”, resto de um milheiro cortado em crescimento e sem possibilidade de crescer nem de morrer. Nome dado à criança que nasce sem ter encontrado o seu pai, por pré-morte deste ou ainda àquela criança que, alem d perder o pai, venha também a perder a mãe logo o parto.
MOKO - Deriva de “omoko”, faca.
MUHONGO - Nome que é atribuído à criança que, independentemente do sexo, nasce para alem do período considerado normal para uma gravidez, que pode alcançar 14 ou 15 meses. Por isso mesmo, o seu nascimento constitui uma surpresa até ao dia do parto.
MULUNGO - Deriva de “omulungu”, órfão de pai e mãe logo à nascença.
MUNGA - Celestial, anjo, justiceiro, testemunha.
NGEVE - Deriva de “ongeve”, hipopótamo. Nome atribuído ao gémeo que nasce em segundo lugar, quando for do sexo feminino.
NJAMBA - Deriva de “onjamba”, elefante. Nome dado ao primeiro filho que nasce de um parto de gémeos, indistintamente do sexo.
NGONGO - Deriva de “ongongo”, farol. Significa orientador.
NAMBUNDI - Deriva de “ombundi”, nome de um arbusto das savanas cujas raízes servem para fazer fermentar a “otchisangwa” (bebida tradicional feita de farinha de milho). Será por negociar o “ombundi”?
NDAVOKA - Deriva do verbo “okulavoka”, esperar. Significa esperado.
NANGOMBE - Deriva de “ongombe”, boi mais o prefixo “na”, mãe de. Literalmente, traduz-se em “mãe do boi”. Sentido: nome que se atribui ao proprietário de um certo número de cabeças de gado, como símbolo da sua riqueza.
NATULA - Nome comum para as mulheres ousadas, autoritárias e matronas.
NATUMBU - Deriva de “utumbu”, farelo. Será por fabricar aguardente à base de farelo?
NAVIMBI - Deriva de “otchivimbi”, morto e do prefixo “na”, mãe de. Será que é o nome atribuído à mulher cujos filhos nascem mortos ou não sobrevivem por muito tempo?
NAVITA - Deriva de “ovita”, guerra mais o prefixo “na”, mãe de. Será porque a sua presença a fonte de conflitos na comunidade?
NDALA - Deriva de “ondala”, espécie de víbora. Nome de uma cobra voadora das montanhas, que ataca mortalmente os homens e animais a partir da cabeça. Sentido: nome utilizado como alcunha por chefes, com o objectivo de destacar a sua acção.
NDUMBU - Deriva de “ondumbu”, leão. Sentido: baluarte, protector.
NGONGA - Deriva de “ongonga”, falcão.
NASSOMA - Rainha.
OTCHALY - presente, de graça PAKISI - Nome que se dá a uma criança que nasce órfão de pai e depois, a mãe, sem meios para a sustentar, abandona-a e ela é recolhida por alguém que a encontre.
SONEHÃ - Deriva do verbo “okusonehã”, escrever.
SASONDE - Nasceu no momento em que há problemas entre o casal.
SINJEKUMBI - Aquele que espera pelo nascer do sol.
SAMAHINA - Deriva de “omahini”, leite azedo. Será que é o nome que se dá à criança porque a mãe durante a gravidez se alimentou a base de leite azedo?
SANDAMBONGO - Nome que se dá à criança que teria nascido numa altura em que o pai se encontrava em viagem de negócio ou preocupado em conseguir algum dinheiro para uma necessidade pontual.
SAPALO - Nome que se dá às crianças que nascem no Sábado.
SAVIMBI - Deriva de “otchivimbi”, morto mais o prefixo “sa”, pai de.
TCHIKUKUMA - Deriva de “tchikukuma tchitulatula”, pessoa que facilmente se irrita e com a mesma facilidade recupera o humor.
TCHILEPUE- Cauteloso, lento, vagaroso.
TCHOPELONGA - Tradução literal, do prato. Sentido: só faz o que lhe diz respeito.
TCHILOMBO - Nome que se dá à criança cuja mãe concebeu sem ser iniciada e deu à luz quando ainda se encontrava na iniciação. Dá-se também este nome quando alguém nasce num acampamento “otchilombo”: de guerra, de caça, de comércio, etc; sedentária.
TCHIMUKU - Deriva de “omuku”, rato. Tchimuku refere-se a um grande rato (ratazana).
TCHIPENDA - Deriva do verbo “okupenda”, abrir caminho. Sentido: timoneiro, líder, condutor.
TCHIPILIKA - Deriva do verbo “okupilika”, insistir. Sentido: perseverante, teimoso.
TCHITEKULO - Benfeitor. Pessoa bondosa e prestável.
TCHISSOLENE- AmorTCHITULA - Nos tempos em que os povos eram nómadas, não lhes era possível construir casas com carácter definitivo. Construíam, sim, cubatas de capim, porque a qualquer momento teriam de se deslocar para outra localidade. Quando se fixassem numa nova zona, a primeira criança que ali se nascesse, naquelas condições provisórias e precárias, lhe era atribuído o nome de Tchitula.
TCHITWE - Deriva do prefixo “tchi”, partícula aumentativa (grande) mais a palavra “utwe”, cabeça. Literalmente traduz-se cabeça grande. Por alegoria significa chefe, timoneiro, homem de vasta cultura.
TCHIVINDA - Deriva de “otchivinda”, ferreiro.
VITI - Árvore, pau.
VITULO - Sorteado.
WELEMA - Deriva de “owelema”, escuridão. Será que se atribui este nome por a criança ter nascido de noite?