Por: Yunnuss da Silva
Nos tempos actuais a emancipação da mulher é um facto, pelo menos em Angola, diz-se. Temos hoje uma mulher mais activa na vida socioeconómica do pais, ocupando vários cargos de destaque na estrutura executiva do Estado e não só. Mas a verdade é que, a nossa mulher sempre foi batalhadora e uma verdadeira parceira do homem nos mais variados aspectos da vida.
Tradicionalmente, a mulher foi a principal responsável da educação dos filhos, passando à estes os principais valores que a família defende. Ao homem caberia a nobre tarefa de procurar o sustento da família e à mulher, o de educar o filho, podendo também auxiliar o homem no processo de sustenta da família.
Actualmente, o desafio da educação dos filhos é maior, com a teoria da ´´ igualdade do género ´´algumas mulheres mal interpretaram o conceito e não conseguem conciliar entre a actividade laboral e a educação elementar dos filhos que consiste na transmissão dos valores essenciais à estes.
No Kilamba, o desafio é maior, onde algumas mulheres vão ao serviço mais cedo que o marido e não tem senão como alternativa por o filho numa creche ou ao cuidado de uma babá.
As nossas crianças vão muito cedo às creches e tem tido muito pouco tempo para estarem com os pais, recebem da creche toda a educação, algumas das quais incompatíveis com os valores que os pais defendem ou deveriam defender.
As nossas crianças vão muito cedo às creches e tem tido muito pouco tempo para estarem com os pais, recebem da creche toda a educação, algumas das quais incompatíveis com os valores que os pais defendem ou deveriam defender.
Não podemos nos opor aos direitos que as nossas mulheres têm, todavia, é preciso que nos esforcemos para melhor coordenarmos a educação dos filhos, e não acho que uma criança que passa o dia todo na creche, das 6 às 19H desde os 4 meses recebe dos seus pais o afecto e a devida transmissão e valores.
Senão transmitimos valores aos nossos filhos, estes crescerão sem princípios e assim serão os seus filhos e consequentemente a sociedade ficara sem valores. Eu não acho correcto a tendência de alguns pais, até mães manterem sempre os filhos nas creches mesmo quando estão em casa e possam passar o dia com os filhos, alegadamente porque as crianças são chatas e impendem na realização de algumas tarefas.
Numa creche, o trabalho é primeiramente comercial e depois profissional, mas mesmo assim nunca existira o elemento afecto natural que só os pais podem dar , portanto, ninguém cuidaria melhor de uma criança que os seus próprios progenitores!
No comments:
Post a Comment