A dor e o pranto pela falta de emprego continuam a assolar os jovens angolanos, que há muito são devorados pela falta de oportunidades.
A West Eclipse , uma Sonda Semi-Submersível pertencente à Seadrill, que operava nas águas ultra profundas do Bloco 15 do offshore Angola, cessa o seu contrato operacional com ESSO Exploration Angola e atira vários jovens ao desemprego.
Aos jovens, na sua maioria chefes de famílias, foram simplesmente entregues as cartas de fim do contrato laboral sem a possibilidade de tossir e nem balbuciar.
Vive-se uma situação altamente crítica em Angola, por causa da crise. Agora, é mais fácil ouvir-se falar de alguém que foi demitido do que admitido, que foi desempregado do que empregado, a falta de emprego assola tudo e todos.
Em cada 20 trabalhadores do sector petrolífero angolano 1 perdeu o emprego. A falta de projectos em execução afecta o índice de emprego nacional.
Por mais que a quota do preço do barril suba, é necessário que haja incentivos para os investimentos.
As empresas operadoras do sector clamam e reclamam por estes incentivos, pois o preço de produção do petróleo em Angola chega a ser o mais caro que alguns países de África e da Ásia. Tornando o nosso mercado sem a vantagem competitiva desejada, daí a fuga dos Investimentos.
Produzir petróleo em Angola custa em média 15 dólares, ao passo que na Arábia Saudita, o maior produtor mundial, custam apenas 8 dólares, quase a metade do preço praticado em Angola.
É necessário que o nosso Governo reduza o valor dos impostos para atrair os investimentos e a entrada de novos agentes económicos.
No comments:
Post a Comment